Investir em energia solar ou investir na bolsa de valores são duas opções de investimento bastante diferentes, com riscos e benefícios não similares. No entanto, se considerarmos os aspectos ambientais, sociais e financeiros, investir em energia solar pode ser uma escolha mais benéfica do que investir na bolsa de valores.
Descubra o porquê dessa escolha
Primeiramente, a energia elétrica produzida por meio dos raios solares é uma fonte limpa e renovável, que pode reduzir significativamente a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa. Com o aumento do interesse em soluções de energia limpa e a crescente conscientização sobre a mudança climática, adquirir um sistema fotovoltaico é uma opção atraente para aqueles que procuram um investimento socialmente responsável e sustentável.
Além disso, essa matriz energética é uma tecnologia em ascensão, com grandes oportunidades de investimento em diferentes setores, como a instalação de painéis solares em residências, empresas e propriedades rurais, bem como em parques solares e projetos diversos em grande escala. Ou seja, o mercado de energia solar tem se mostrado resiliente mesmo durante a pandemia, que houve um aumento significativo na demanda por uma fonte limpa.
E mais, investir na bolsa de valores pode ser arriscado, uma vez que os preços das ações podem flutuar consideravelmente e ser afetados por diversos fatores, incluindo condições econômicas, políticas governamentais e desenvolvimentos tecnológicos. Embora a bolsa de valores possa oferecer oportunidades de ganhos significativos, também pode haver perdas grandiosas.
A opção acima nem sempre é uma escolha socialmente responsável. Alguns setores da bolsa de valores podem envolver investimentos em organizações ou empreendimentos que não possuem boas práticas ou um discurso alinhado com os pensamentos do seu investidor. Com isso, para aqueles que procuram um investimento socialmente responsável, a bolsa de valores pode não ser a melhor opção.
Outra vantagem de investir em energia solar é a possibilidade de economizar dinheiro a longo prazo. A instalação de painéis fotovoltaicos em uma residência ou indústria pode reduzir em mais de 95% os custos de energia elétrica e até mesmo gerar créditos de energia, em relação ao que foi produzido, mas não foi gasto. Ademais, muitos governos oferecem incentivos fiscais para a instalação de sistemas solares, o que pode reduzir ainda mais o custo inicial do investimento.
Portanto, não esqueça que investir em energia solar pode ser uma escolha mais benéfica do ponto de vista ambiental, social e financeiro. Conheça nossos produtos, baixe nosso catálogo gratuitamente e usufrua de estruturas de alta durabilidade. Nos siga nas redes sociais para acompanhar o resultado dos nossos trabalhos, receber dicas e novidades: @dynamo.estruturas.